quinta-feira, 11 de maio de 2023

Como fazer genética em Ark Survival Evolved

Genética Ark Survival Evolved

No jogo Ark Survival Evolved, a genética das criaturas pode ser manipulada através do processo de reprodução seletiva. Aqui estão os passos para realizar a genética das criaturas.

Com a previsão de lançamento no ASA (Ark Survival Ascended) todo mundo vai começar o game do zero absoluto.

Pensando nisso acredito que você e seus amigos vão jogar, e talvez você não saiba nada ainda sobre genética em Ark Survival Evolved, talvez aqui tenha muita informação e esteja tudo muito confuso. Então fique tranquilo, vamos te explicar tudinho aqui! Para não ficar muito confuso separei por partes. Mesmo que você já saiba bastante sobre o assunto, é sempre bom aprender um pouco mais, não é mesmo!

Então vamos começar com Nivelamento:

Nível máximo de criaturas selvagens domesticáveis:
150 - Normal.
180 - Tek.
300 + para algumas criaturas ex: aranhas no mapa Cristal Wyvern eram permitidas a domesticação. Pode ter sofrido alterações.

Nível máximo obtendo ovo, não sendo diretamente domesticar selvagens:
150 - ovos de Deinonychus e Magmassauro
190 - ovos Rock Drake.
190 - ovos de Wyvern comuns.
225 - ovos de Wyvern de cristal.

Nível máximo de criaturas não domesticáveis:
800 - Cápsula legendária. (Extinção)

Domesticação:

Máximo de níveis obtidos após a doma perfeita criaturas domesticadas de formas normais. Gestação ou quando pega o ovo diretamente do ninho.
150 - Para algumas criaturas. Ex: Deinos e Magma, etc. (Comum)
223 - Para algumas criaturas mesmo em domesticação perfeita. (Raro)
224 - Para domesticação perfeita, rate padrão. (Comum)
225 - Para algumas criaturas. Ex: Reaper, Cristal Wyvern, etc. (Comum)
269 - Para criaturas Tek. (Comum)

Máximo de pontos obtidos em um único status:

44 - Criaturas normais.
54 - Criaturas Tek.
Devo dizer que isso foi baseado em experiência própria e comprovações, já ouvi relatos de pessoas obtendo status melhor, mas nenhum comprovado até momento.

Máximo de pontos obtidos por meio de mutações:

Em um único status.
254 - para todas as criaturas.
Isso é para cada status, ou seja. Pode se obter até 254 pontos em dano, ou saúde, ou peso. E que todos os pontos juntos não ultrapassem o nível máximo rígido de 450 em criaturas normais e 500 pontos em criaturas pós-Gênesis, como X-Rex, ou Shadowmane, etc.

Nível máximo para nascidos:

450 - Para criaturas normais e Tek.
500 - para criaturas X ou R (Gênesis).

Genética perfeita de nascimento:

362 - Criaturas normais e Tek.
412 - Para criaturas X ou R (Gênesis).

Pontos adicionais após domesticado ou adultos:

88 - Criaturas normais e Tek.
88 - Para criaturas X ou R (Gênesis).


Nivelamento geral:


Apesar de não estar relacionado à genética, vou explicar aqui sobre os níveis também do sobrevivente.


Em junho de 2021, o nível máximo do jogador era 180. (Os sobreviventes começam no nível 1+ 104 níveis podem ser ganhos normalmente, 60 ganhos ao derrotar os chefes do jogo final, 10 ganhos ao coletar todas as Notas do Explorador em cada mapa e 5 adquiridos por subir de nível um Chibi, um animal de estimação de evento cosmético). Após atingir esse limite, você não poderá mais subir de nível.

Em junho de 2022, com o lançamento do Mapa Fjordur foi possível alcançar mais 10 níveis sendo 5 níveis por encontrar 100 runas + 5 níveis ao encontrar as 200 runas.
Sendo possível alcançar nível 190 no seu personagem.

Em dezembro de 2022, adicionada a ascensão Scorched Earth, Isso permite que os Sobreviventes atinjam um nível máximo de 205.

Voltando às criaturas, elas podem subir de nível 88 vezes. Assim que sua criatura atingir este limite, ela não poderá mais subir de nível.

O nível máximo para criaturas selvagens e criaturas selvagens Tek antes de domar é 150 e 180, respectivamente. Após a domesticação, os níveis podem ser de 223 a 225 dependendo da criatura, ou no caso do Tek que é 269, se forem domesticadas com efetividade.

Em servidores oficiais, criaturas tem um limite rígido no nível 450. Criaturas domesticáveis introduzidas nos DLCs ​​de Gênesis, R-Criaturas e X-Criaturas são a única exceção, com 500 sendo seu limite rígido. As criaturas ao atingir nível máximo não é mais permitido continuar distribuindo pontos, agora bloqueia ao chegar no nível máximo.

Agora que você já sabe sobre os níveis e como eles funcionam, vamos à genética.

Genética:

No jogo Ark Survival Evolved, a genética das criaturas pode ser manipulada através do processo de reprodução seletiva. Aqui estão os passos para realizar a genética das criaturas:


1 - Obter um macho e uma fêmea da mesma espécie de dinossauro ou criatura que deseja criar. Certifique-se de que ambos os dinossauros sejam saudáveis e tenham um bom nível de estatísticas (como saúde, estamina, dano, etc.). Tudo que você precisa é domesticar o casal com melhores estatísticas. Este é o processo inicial, então prefira domesticar vários da mesma espécie e com maiores níveis possíveis além de efetividade na domesticação.

2 - Depois que você domesticou vários, selecione o casal com as melhores estatísticas que você deseja. Coloque ambos os dinossauros próximos um do outro, (macho e fêmea selecionados) em uma área segura, como uma jaula ou um cercado, para que eles possam acasalar. Certifique-se de que eles estejam próximos um do outro e que não haja outros dinossauros por perto que possam atrapalhar o processo de acasalamento.


3 - Segurando a roda de opções, ative o acasalamento de cada um selecionado. Aguarde o acasalamento dos dinossauros. O processo pode levar algum tempo, então seja paciente. Quando o acasalamento for bem-sucedido, a fêmea colocará um ovo.

4 - Pegue o ovo e coloque-o em uma incubadora para chocá-lo. A temperatura da incubadora deve ser ajustada segundo a espécie do dinossauro. Para criaturas que possuem gestação pule este processo.

5 - Quando o ovo chocar ou nascer da sua gestação, o dinossauro recém-nascido terá estatísticas aleatórias. Anote as estatísticas do dinossauro, como saúde, estamina, dano, etc. em uma planilha ou bloco de anotações. Este processo é importante, anote cada estatística que você quer assim que o dinossauro nascer, pois, estatísticas como imprint ou níveis ganhos depois por XP não contam para nova prole. Recomendo usar Planilhas do Google ou OneDrive. São opções gratuitas e de fácil acesso.


6 - Repita o processo de acasalamento com os dinossauros com as melhores estatísticas para criar um dinossauro ainda mais forte. Os filhotes resultantes terão uma chance maior de herdar as estatísticas dos pais com melhores estatísticas.

Continue o processo de reprodução seletiva até obter um dinossauro com as estatísticas desejadas. Sempre selecione aqueles que mais herdaram estatísticas desejadas. Por exemplo, caso tenha nascido um dino macho, onde juntou duas das melhores estatísticas e você tem uma fêmea com outra das estatísticas desejadas este casal deve ser o próximo casal selecionado e assim por diante. Até que você tenha um exemplar com todas as estatísticas desejadas, como Saúde, estamina, peso ou dano, etc.

Ao fazer esses passos. Você vai se deparar com as mutações. Então vamos para um novo processo.

Mutação:

As mutações genéticas são um resultado aleatório que ocorre durante o processo de reprodução dos dinossauros. Para obter mutações, é necessário seguir os seguintes passos:

1 - Obter dinossauros com linhagens diferentes: cada dinossauro tem uma linhagem, que é uma medida de quantas vezes ele foi reproduzido. Para obter mutações, é importante ter dinossauros com linhagens diferentes. Isso aumenta a chance de que ocorram mutações durante o processo de reprodução.

2 - Criar uma linhagem de dinossauros: para criar uma linhagem de dinossauros, você precisa começar com dois dinossauros com linhagens diferentes e fazer com que eles se reproduzam. O filhote resultante terá uma linhagem que é a soma das linhagens dos pais. Você pode continuar cruzando dinossauros da mesma linhagem para aumentar a linhagem.

3 - Reprodução seletiva: para aumentar a chance de mutações, é importante fazer reprodução seletiva. Você deve escolher os dinossauros com as melhores estatísticas e colocá-los para se reproduzir. Isso aumenta a chance de que as mutações afetem as estatísticas desejadas.

4 - Sorte: as mutações são um resultado aleatório, então, mesmo seguindo os passos acima, não há garantia de que você obterá mutações genéticas. No entanto, quanto mais dinossauros você reproduzir, maior será a chance de ocorrer mutações.

Acompanhamento:

Após obter uma mutação genética, é importante acompanhar as estatísticas do dinossauro. Se a mutação afetar uma estatística desejada, você deve usar esse dinossauro para continuar a linha de reprodução.

Quando um dinossauro recebe uma mutação ele nasce com 2 pontos a mais em alguma das estatísticas. Normalmente vem acompanhado de uma nova cor em alguma região. Algumas mutações como mutação de velocidade não são contabilizadas, porém, a cor é recebida da mesma forma. Quando isso acontece você não consegue ver em que estatística pegou a mutação, a menos que use alguma aplicação de terceiros como ARK Smart Breeding.

Lembre-se de que a genética dos dinossauros no Ark Survival Evolved é baseada em uma chance aleatória, então nem sempre é garantido que você obterá os resultados desejados. É importante ter paciência e continuar tentando.

Notas: Todas as informações contidas aqui, são de experiência in game e baseadas em oficiais, várias das informações estão difundidas ou faltando nos sites originais como ark.wiki.gg ou fandon. Por tanto pode haver diferenças dependendo do servidor que você joga ou das mudanças da versão, ou mesmo com o lançamento do ASA (Ark Survival Ascended).

Espero ter esclarecido e ter ajudado você a conseguir fazer sua própria genética.
Tem alguma dúvida ou sugestão? Escreva nos comentários.

Um comentário:

  1. Boa matéria. Jogo no Xbox e fiz uma planilha online pelo celular. é um pouco complicado mas funciona bem.

    ResponderExcluir