segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Far Cry

"Far Cry" foi o jogo que criou a base para o que viria a se tornar uma das franquias de maior sucesso da Ubisoft, embora os títulos subsequentes tenham se afastado do estilo original em alguns aspectos, mantendo, no entanto, a fórmula de exploração de mundo aberto e combates estratégicos.

Lançado em 2004 pela Ubisoft, foi um dos jogos mais inovadores da época, especialmente no gênero de tiro em primeira pessoa (FPS). Ele se destacou principalmente pelos gráficos avançados para sua época, a jogabilidade aberta e a inteligência artificial (IA) dos inimigos.

Ambientação

O jogo se passa em um arquipélago tropical fictício. O protagonista, Jack Carver, é um ex-soldado das Forças Especiais dos EUA que acaba preso em uma ilha repleta de mercenários e criaturas mutantes. Ele deve sobreviver e descobrir os segredos por trás de experimentos científicos sombrios realizados ali.

Jogabilidade

O diferencial de Far Cry é a liberdade que o jogador tem para explorar o vasto mundo aberto e escolher como abordar os inimigos. Ao contrário de muitos shooters lineares da época, ele permitia várias abordagens, como atacar de frente ou usar táticas furtivas. O cenário tropical foi muito bem utilizado, permitindo ao jogador usar a vegetação e o terreno como estratégia de combate.

Gráficos

Embora hoje não pareça, o jogo trouxe visuais impressionantes, como efeitos de luz, sombra e física avançada. A qualidade gráfica foi um dos principais aspectos que destacou Far Cry de seus concorrentes. Utilizando a CryEngine, como engine gráfica.

IA dos inimigos

Os mercenários no jogo eram notoriamente desafiadores. Eles trabalhavam em equipe, comunicando-se para coordenar ataques, flanquear o jogador ou chamar reforços, algo incomum em jogos de tiro da época. A IA da época disponibilizava detalhes impressionantes como, você baixar o gráfico e os arbustos desapareciam, com isso os mercenários viam você já que os arbustos não estavam mais ali, eles interagiam conforma a qualidade gráfica, e isso era impressionante para época.

Dificuldade

O jogo é conhecido por sua dificuldade elevada, com inimigos que puniam erros do jogador e ambientes que exigiam planejamento cuidadoso.


História

A história não foi o foco principal, mas envolve experimentos científicos e mutações que resultam em monstros (os Trigens). Com o desenrolar da história, Jack Carver tenta sobreviver enquanto desmantela a operação científica liderada pelo vilão Krieger.

Desenvolvimento e Impacto

O jogo foi desenvolvido pela Crytek, um estúdio alemão relativamente novo na época, que usou Far Cry para mostrar sua poderosa engine gráfica, a CryEngine. A ideia inicial era criar um jogo de demonstração para a engine, mas ele acabou evoluindo para um título completo. Isso ajudou a Crytek a se destacar como um dos principais estúdios de desenvolvimento gráfico, o que mais tarde levou à criação da série Crysis, famosa por seus visuais de ponta.

O sucesso de Far Cry também chamou a atenção da Ubisoft, que comprou os direitos da franquia. A partir do segundo jogo, Far Cry passou a ser desenvolvido diretamente pela Ubisoft, enquanto a Crytek seguiu por outro caminho, criando suas próprias séries e aprimorando a CryEngine.

Lançamento

O primeiro Far Cry foi lançado inicialmente para PC em 23 de março de 2004. Ele foi desenvolvido com foco em hardware de PCs da época, aproveitando ao máximo a CryEngine, o que resultou em gráficos avançados que precisavam de uma máquina potente para rodar o jogo adequadamente.

Posteriormente, versões adaptadas do jogo foram lançadas para outras plataformas:

Far Cry Instincts (2005) - Lançado exclusivamente para Xbox (o original, não o 360). Devido às limitações de hardware do console em comparação ao PC, essa versão sofreu várias mudanças, incluindo níveis mais curtos e ajustes na jogabilidade, como a adição de habilidades de sobrevivência para o protagonista.


Far Cry Instincts: Evolution (2006) - Também lançado para Xbox, foi uma sequência direta de Far Cry Instincts com novos níveis, armas e modos de jogo multiplayer.


Far Cry Instincts: Predator (2006) - Lançado para Xbox 360, é uma versão remasterizada de Far Cry Instincts e Instincts: Evolution, com melhorias gráficas e suporte para o novo hardware da época.


Far Cry Vengeance (2006) - Lançado para Nintendo Wii. Essa versão era baseada em Far Cry Instincts: Evolution e foi adaptada para o controle de movimento do Wii. No entanto, recebeu críticas por causa dos controles e da performance gráfica reduzida.

Essas versões para consoles não são conversões diretas do jogo original de PC, mas adaptações que focam mais em uma experiência simplificada e com alguns novos elementos de jogabilidade, como as habilidades de "Feral" que conferem ao protagonista poderes sobre-humanos.

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